sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Câmara Municipal de Santana, Terá professora Helena a primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores




Uma reviravolta aconteceu esta semana nos bastidores da disputa para eleger a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santana. 

Até então nos bastidores, quatro vereadores eram colocados como virtuais candidatos: Vicente Marques (PTN), Griti (PRP), Rarison Santiago (PRP) e Rato (PDT).

Mas os nomes que mais se articulavam nos bastidores eram os dos vereadores Vicente Marques e Rato. Rarison Santiago e Griti, os outros dois nomes colocados inicialmente na disputa, não conseguiam obter apoios de outros vereadores e acabaram recuando.

No início da semana, o vereador Vicente Marques recuou sua candidatura mesmo tendo o apoio de seis vereadores para apoiar o nome da professora Helena Lima, que recebeu o apoio incondicional do prefeito Ofirney Sadala.

A vereadora eleita para o primeiro mandato, conhecida como professora Helena Lima, será a primeira mulher a presidir o legislativo municipal em 29 anos de emancipação do município.

A candidatura de Helena Lima surgiu como uma possibilidade real no início da semana, após movimentação feitas pelo prefeito eleito de Santana, Ofirney Sadala (PSDC). O prefeito interviu pessoalmente na disputa e passou a comandar as articulações junto com o deputado estadual  Jory Oeiras com o objetivo de emplacar sua candidata.

A articulação pesada junto aos vereadores foi pautada principalmente pela necessidade da renovação total da Mesa Diretora, tendo como principal objetivo manter a governabilidade do governo Ofirney Sadala junto ao legislativo.

Harmonia é única chapa inscrita

Nesta sexta-feira, 30, às 18 horas foi encerrado prazo para a inscrição de chapas e somente a chapa “Harmonia” foi registrada, tendo a vereadora professora Helena Lima como a única candidata à presidência.

Helena Lima conseguiu obter o apoio de 11 dos 15 vereadores, isolando e descartando de vez qualquer possibilidade do vereador Josivaldo Abrantes, o Rato (PDT), ser candidato a presidente, já que é necessário o apoio do no mínimo 5 vereadores para o registro de chapa na disputa da Mesa Diretora.

O atual presidente da Câmara de Santana, o vereador Zé Roberto (PPS), anunciou oficialmente no final da tarde, que somente a chapa “Harmonia” encabeçada pela professora Helena Lima, conseguiu se inscrever dentro do prazo estabelecido.

Aguardaremos sobre o futuro da CMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário