quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Taxistas devem ficar atentos para a verificação do taxímetro

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas 
Ao todo devem passar pelo procedimento 1.041 profissionais de Macapá e Santana.
Ação inicia para os táxis que tenham a terminação com os números 1,2,3, e 4.
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amapá (IPEM) vai iniciar em janeiro de 2017 a verificação de taxímetros de Macapá e Santana. O procedimento é obrigatório para todos os taxistas. A ação dá prioridade para os táxis que tenham a terminação com os números 1,2,3, e 4.
Em fevereiro será a vez das terminações 5,6, e 7. No mês de março seguirá o trabalho com 8,9 e 0. O procedimento consiste em analisar o certificado, o taxímetro e se os pneus estão adequados. A verificação é feita uma vez ao ano.
Para participar, os taxistas deverão comparecer à sede do Ipem com o veículo e os seguintes documentos: certificado de verificação do ano anterior, certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV), cartão de identificação do permissionário e o comprovante de residência atualizado.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e carro

Profissionais autuados por trafegar com o aparelho irregular deverão apresentar defesa no órgão e estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei 9933/99. Ao todo devem passar pelo procedimento 1.041 profissionais que atuam nos dois municípios.
Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase "verificado até 2018".
“Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta”, alerta Ronildo Nobre, coordenador técnico do Ipem.
O consumidor que solicitar uma corrida, ao entrar no veículo, paga atualmente R$ 4.15 e a cada 100 metros na bandeira 1 corresponde ao valor de 0,30 centavos. Um km corresponde a R$ 7.15. Já na bandeira 2, que começou a vigorar este mês, o consumidor deverá pagar levando em consideração a mesma quilometragem o valor de RS 7.75.
Mais informações podem ser obtidas na sede do Ipem, que fica localizado, na Avenida na Av. Aurino Borges, nº1278 – São Lazaro. Outro contato pode ser realizado pelo (96) 3222-5685.

FONTES: http://www.ap.gov.br/noticia/0512/taxistas-devem-ficar-atentos-para-a-verificacao-do-taximetro

Nenhum comentário:

Postar um comentário